3.11.05

Bolo de pera da vovó



Esta receita é de um Blog culinário de uma francesa chamado “Chocolate and Zucchini”, ele é delicioso, muito úmido. Fiz tudo no liquidificador, acho que até é possível colocar as amêndoas inteiras, se elas não estiverem sob a forma de pó. Tinha pensado em fazer isso, mas quando fui procurar as ditas cujas (que jurava ter comprado), não as encontrei em lugar algum. Acabei colocando castanha de caju no lugar delas, aquelas castanhas que vêm picadinhas e costumam ser usadas sobre sundaes. Ficou bom, com um toque local. A massa é tão gostosa que fiz algo que não costumo fazer: raspei o copo do liquidificador com uma colher! Espero que as amêndoas apareçam algum dia para não achar que estou começando a ficar louca! Dêem uma conferida no Blog da Valentina Jacome, Trembom, para verem a versão que ela fez do mesmo bolo! Ficou tão diferente do meu!



Bolo de pêras da Vovó

Ingredientes: - 125g de manteiga sem sal + 1 colher para untar a forma, 4 pêras grandes ou 6 pequenas (podem ser substituídas por maçãs, pêssegos, ameixas...), 150g de açúcar- 2 ovos - 60g de farinha de trigo - 20g (2 colheres de sopa) de amêndoas moídas - 1 1/2 colheres de sopa de fermento.

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Derreta a manteiga em uma pequena tigela e deixe esfriar. Unte uma forma de bolo antiaderente (20-25 cm) com a manteiga reservada para isso.
Lave, descasque e corte as pêras em quatro pedaços. Forre o fundo da forma com eles.

Misture o açúcar e os ovos no liquidificador ou em uma tigela até que eles fiquem ligeiramente esbranquiçados. Adicione a farinha, o pó de amêndoas, o fermento e misture bem. Acrescente a manteiga derretida e misture mais um pouco. Coloque a massa sobre as frutas e asse por 40 ou 50 minutos.

Deixe o bolo esfriar por alguns minutos. Desenforme sobre um prato, se algum pedaço ficar grudado na forma, retire-o e coloque-o de volta em seu lugar. Inverta o bolo novamente usando outro prato. Sirva morno ou à temperature ambiente. (Geladinho, como na foto, também! Se ele for servido morno, a parte de cima da massa ainda não teve tempo de absorver o caldo da fruta, então, ela ainda está crocante, no dia seguinte, ela fica bem úmida e parece um pudim, ainda muito bom!)

Um comentário:

Valentina disse...

Oi Karen, que sintonia. Achei otimo isso. Voce disse que o teu ficou compacto..Talvez porque nao tinha as amendoas.PAssa o teu endereco se quiseres e te mando as amendoas.Podes mandar o do teu trabalho, para nao me passares o da tua casa. Ainda vou fazer com pera. Frescas. E acho que vou usar as castanhas como tu usastes.Adoro estas varia'coes. Estou amanado o teu blog, esta maduro, shapping up beautifully really.
Um super bom dia.