3.1.06

Chutney de manga

Meu marido adora comer carnes acompanhadas de um pouco de chutney. Ele vai muito bem com carne de porco e de aves com sabor mais pronunciado, com currys e aquelas lingüiças brancas alemãs, em sanduíches, etc. Esta receita do marmiton é muuuito boa e simples e pode ser conservada em potes fechados por um bom tempo, se bem que fiz o chutney ontem e ele já estava presente no jantar, com peito de peru! A mangueira aqui de casa está carregada e resolvi aproveitar as frutas.

Chutney de manga

Ingredientes
- 6 mangas verdes (usei três e fiz a metade da receita, elas estavam em vários graus de amadurecimento, desde verdes até maduras)
- 3
ou 4 pimentas dedos de moça
- 30 a 40 g de
raiz de gengibre fresco (metade desta quantidade é suficiente, li muitos comentários dizendo que o gosto de gengibre era muito pronunciado)
- 100 g de
passas
- 400 g de açúcar
- 300 ml de
vinagre (a quantidade também pode ser reduzida pela metade)
- 2 c. de café de
sal
 
Preparo:
Corte as mangas em dois, retire o caroço e descasque. (É meio difícil fazer isso com mangas verdes, eu descasquei e fui separando a polpa do caroço do jeito que foi possível). Rale a polpa no ralador grosso, coloque em uma peneira, polvilhe o sal e deixe a água escorrer por 30 minutos.
Durante
este tempo, lave as pimentas, corte-as em dois, retire as sementes e o pedúnculo e pique grosseiramente. Bata no mixer com um pouco de vinagre até obter uma pasta fina. (Como é possível observar na foto, eu não fiz isso, apenas piquei as pimentas com a faca).
Descasque o
gengibre e pique-o. Reserve.
Pressione a
manga com as costas de uma colher para extrair a água. Reserve.
Coloque o
vinagre restante com o açúcar em uma panela e leve ao fogo brando. Deixe cozinhar enquanto mistura até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione a manga e deixe cozinhar por 5 ou 6 minutos.
Acrescente a
pasta de pimenta e o gengibre e cozinhe por mais 12 m. Ao final deste tempo, retifique o tempero e adicione as passas. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, depois retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente.
Coloque o chutney
nos potes ainda quente.
Dica: cominho e coentro em pó podem ser adicionados durante o cozimento.

Um comentário:

Akemi disse...

Algumas receitas de curry daqui pedem chutney de manga, muito bom saber que pode ser feito em casa, sem nenhum tipo de conservante!