5.6.06

Fatias de tâmaras e nozes

Receita hiper simples e muito saborosa de doce do blog Fatfree Vegan, fiquei muito surpresa e encantada com o resultado. A receita dá para um rolinho de doce, da próxima vez vou dobrá-la, a massa de tâmaras é meio grudenta, mas depois de ficar no freezer fica mais fácil cortar. Uma boa opção para quem estiver evitando o açúcar, mas precisa de algo para adoçar a vida.


Fatias de tâmaras e nozes

1 x tâmaras sem caroços
1/2-3/4 x de leite de soja (ou leite comum, ou água)
1/2 x de nozes
1/4 x amêndoas
1/2 c. sopa de cardamomo em pó (não usei, acho o sabor muito forte)
1 pitada de sal
1 c. sopa de sementes de gergelim (opcional)

Pique as tâmaras grosseiramente. (Use o processador)
Pique as nozes grosseiramente com uma faca. Triture as amêndoas até obter um pó grosseiro. (Use o processador outra vez).
Coloque as tâmaras e o leite de soja em uma panela, deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe mexendo sempre até que as tâmaras se desfaçam e a mistura engrosse e se desprenda das laterais da panela. Se começar a ficar muito seco antes das tâmaras se desfazerem, adicione mais leite de soja (cerca de 1/4 x).
Desligue o fogo, adicione as nozes, o cardamomo, sal e misture bem. Deixe esfriar até ficar à temperatura ambiente.
Envolva a massa de tâmaras em filma plástico e forme um cilindro, descarte o filme e passe-o pela amêndoa triturada até que fique totalmente coberto.
Coloque no freezer enrolado em outra folha de filme plástico por uma hora ou mais, na hora de servir, corte em fatias e salpique com as sementes de gergelim se quiser. (Eu deixei o doce no freezer de um dia para o outro, acho que dá para fazer vários rolinhos e deixá-los armazenados)

***********************

Surprisingly good and easy Date-nut slices from Fatfree Vegan.

7 comentários:

Valentina disse...

Karen, adoro tamaras em slices. Vou passar a receita deste para uma colega que nao pode com derivados do leite.bjs

Karen disse...

Valentina, esta receita é uma opção mesmo para quem tem intolerância à lactose.

Ana disse...

Interessante essa receita, e o visual tbem eh muito bonito!
Eu nao sou fa de tamaras, experimentei uma vez mas nao me encantei com ela nao... achei doce demais e a textura era meio dry e crumbly, entende?!
Tenho visto varias receitas com elas. Preciso testar uma dessas p/ ver se assim gosto mais!
Ana

Anônimo disse...

Ana, eu adoro tâmaras, mas já notei que muitas pessoas não gostam delas (meu marido as chama de baratas cascudas), bem, é uma questão de gosto, nesta receita ela lembra um pouco o "anko", aquele doce de feijão japonês.

Karen disse...

Que engraçado, eu apareci como anônimo, devo ter esquecido de preencher a identificação!

Anônimo disse...

Ana, eu, pelo contrário, ADORO tâmaras! Só não como mais vezes porque engordam que é um abuso! Mas veja só: têm frutose, glucose, vitamina B1, B2, B6, niacina, magnésio, fósforo, ferro, cálcio, fibras vegetais e proteínas (completas, mas poucas). É suavisante para a tosse, catarro e brônquios (quando fervidas em leite, de preferência vegetal, durante uns minutos).

Karen disse...

Toy, é verdade, tâmaras são deliciosas e fazem bem!