8.6.06

Inarizushi

Inarizushi é basicamente um "saquinho" de tofu frito (abura ague, vendido em lojas de produtos japoneses) enchido com arroz agridoce misturado com os ingredientes de sua preferência. Fazia muito tempo que não comia este prato e foi a primeira vez que o preparei sozinha. Acho que cheguei perto do sabor dos que minha mãe costuma preparar, só modifiquei um pouco alguns ingredientes: usei arroz cateto integral (vendido na seção de produtos naturais ou orgânicos) e somente cenouras e vagens misturados ao arroz, (você também pode adicionar uma omelete picada em tirinhas). O arroz cateto integral não é tão grudento quanto o arroz comum para culinária japonesa, mas quebra o galho.


Inarizushi

Para o recheio e saquinhos
6 abura agues pequenos (como os meus) ou 3 grandes cortados ao meio
1/2 cenoura
cerca de 10 vagens

Ferva os abura agues em água quente por alguns minutos para retirar o excesso de óleo como indicado na embalagem, escorra e reserve.
Pique a cenoura em cubinhos e as vagens.
Coloque o abura ague e os legumes em uma panela junto com 2 x de água, 2-3 c. sopa de açúcar, 2 c. sopa de shoyu, 1 café de bem cheia de hondashi. (Verifique o sabor, eu gosto do molho mais adocicado). Leve ao fogo por cerca de 20 min. Escorra e separe os abura agues dos legumes.

Preparo do arroz
1 x arroz cateto integral ou arroz próprio para culinária japonesa (você também pode fazer uma mistura substituindo parte do arroz, cerca de 1/4 por quinoa)
2 x água (coloque menos água se usar arroz normal para culinária japonesa, o arroz integral leva mais tempo para cozinhar)

Lave o arroz, adicione a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada, tampe depois que parte da água tiver sido absorvida pelo arroz e desligue quando ela tiver sido completamente absorvida. Tampe e espere alguns minutos antes de adicionar o tempero.

Tempero do arroz
1 1/2 c. sopa de açúcar (coloque mais açúcar caso prefira mais doce)
3 c. sopa de vinagre de arroz ou álcool
1 c. sopa de mirin (saquê liquoso vendido em lojas de produtos japoneses)

Despeje sobre o arroz ainda quente e misture. Adicione os legumes reservados, misture. Abra os abura agues cozidos com cuidado com os dedos e recheie cada um deles com uma porção de arroz com legumes.



10 comentários:

Valentina disse...

Karen, achei esta receita muito interessante. nao conheco este arroz.vou procurar.bjs

Anônimo disse...

eu adorei a mudança de vcs por comidinhas mais leves e mais vegetarianas. sou vegetariana e estou anotandoas receitas para fazer aqui também!

bjos

Ana disse...

Que diferente essa receita, nao conhecia esse tal de abura ague, bom, mas eu tbem nao conheco muito da culinaria japonesa.
Gostei de aprender sobre uma comida nova!
Ana

Karen disse...

Joana, não posso garantir que essas mudanças sejam definitivas, mas estarei sempre procurando testar receitas vegetarianas ou mais saudáveis.

Ana, abura ague ou aburage é algo bem comum, acho que em qualquer lojinha de produtos japoneses você encontra, fazia tempo que não comia, estou voltando às origens, procurando refazer alguns pratos que costumava comer quando era criança.

Giany Noguchi disse...

Aki em Campo Grande-MS,não achei o abura agues.
Mas o inarizushi é facil de encontrar, sempre tem em festas ou datas comemorativas, até nas lojinhas japonesas pra vender em bandejas.
Gostaria de saber se vc sabe como fazer o abura agues, se tiver uma receita me manda. Acredito q aki, as obassans fazem de forma caseira, tanto é q encomendamos 50inarizushis para uma delas, e a senhora reclamou q dá muito trabalho, por isso parou de fazer.
E cobrou um horror!!!

Karen disse...

Oi, Giany! Infelizmente eu não sei fazer abura ague, sei apenas que ele é basicamente o tofu frito...

Giany Noguchi disse...

Obrigada!

Karen disse...

Não há de quê, Giany! Lamento não ter sido de muita ajuda. :(

Giany Noguchi disse...

Eu consegui achar o ague e fiz em casa.
O Arroz ficou perfeito, mas o ague... Saiu encharcado em sem gosto!
Vou tentar de novo! Desta vez vou expreme-lo bem, e cozinha-lo com mais tempero.

Valeu pela receita!!!

Bjo

Karen disse...

Giany, que bom que encontrou o ague!
Experimente cozinhá-lo com mais açúcar e shoyu mesmo, acho que deve melhorar, espero que fique do jeito de que você gosta! Beijos!