8.7.06

Pão de centeio com sementes de linhaça

Acho que descobri o que faz com que meus pães não cresçam na máquina, parece que ela não esquenta muito quando começa a assar e por isso a massa murcha. Segundo meu marido, pode ser a oscilação da corrente elétrica aqui de casa, para vocês terem uma idéia, eu não uso nenhuma das funções especiais do meu microondas com medo de que ele estoure algo. Desta vez, usei a máquina apenas para amassar os ingredientes, depois, retirei a massa e modelei os pães (maneira de dizer porque eu não sei modelar nada, limitei-me a fazer algo parecido com bolas), deixei crescer um pouco, coloquei no forno e, surpresa, eles cresceram muito! Já estava feliz com isso, mas quando experimentei o pão fiquei mais feliz ainda, deeeeelicioooosoooo! Lembra vagamente o pão do Outback, levemente adocicado, estou viciada. Receita do allrecipes.

Pão de centeio com sementes de linho

1 1/8 x de água morna
2 c. sopa de melado
1 c. chá de sal
2 x de farinha de trigo
1 1/2 x de farinha de centeio
3 c. sopa bem cheias de açúcar mascavo
1 c. sopa de cacau em pó (sem açúcar)
3/4 x de sementes de linho (opcional)
2 c. chá de fermento biológico em pó

Coloque os ingredientes de acordo com as recomendações do fabricante da máquina de pão. Escolha a função amassar, quando terminar, retire a massa, modele os pães e coloque-os sobre uma assadeira enfarinha. Deixe crescer por cerca de 1 h e asse até dourar.

********************

Find this marvelous, delicious, dark rye bread recipe here. (I've just used 3/4 cups flax seeds instead of the caraway seeds).

9 comentários:

Akemi disse...

Hummm que delícia! Que bom que encontrou a causa do não-crescimento dos seus pães! Você acha que posso substituir o melado por mel?

Ana disse...

Estao lindos, e parecem macios!
Mas se eu fizer irei usar mel, pois nao gosto do melado... oh well!
Todo mundo adora o pao do outback, eu ja traduzi a receita, passei p/ varias/os colegas, mas eu mesma ainda nao fiz!
Ana

Karen disse...

Akemi, pois é, que coisa chata! Vou ter que aprender a modelar pães! Acho que mel também serve, na verdade o melado tem o mesmo sabor do açúcar mascavo, só que é líquido.

Ana, ficaram muito bons, apesar de não serem idênticos aos do Outback. Espero que goste,como disse para a Akemi, acho que mel também serve.

Valentina disse...

Karen, que louco esta coisa da corrente,nao?!? Que bom que voce chegou ao fundo da questÃo.Estão lindos os teus pães.

Karen disse...

Valentina, pois é! Já queimei tantos fusiveis aqui só usando a cafeteira!

Anônimo disse...

Eu nao serviria para ter uma máquina de pão porque sou um terror em matéria de tecnologia mas bem se vê que tem feito bom uso da tua.Fico boba com teus pães,parecem deliciosos mesmo.

Karen disse...

Renata, o uso da máquina é muito simples, mas para assar acho que tem que ser no forno mesmo.

Camila L disse...

Oi, Karen.. após uma busca no google para um pão q levasse farinha de centeio e sementes de linhaça adivinha com qual receita me deparo logo de primeira? A sua! E advinha se não foi por isso q resolvi testar? Os ingredientes já estão na máquina... vamos ver se dou mais sorte q vc com minha máquina. Depois te conto! Beijos!

Karen disse...

Camila, estou cruzando os dedos!