23.11.06

Creme de banana com leite de coco (Kue Talam Kepala)

Esta é uma receita de sobremesa indonésia que O me passou. Pelo o que pude observar, os países do sudeste asiático usam muito leite de coco em suas receitas. Foi a primeira vez que provei a combinação de leite de coco com bananas, é boa! O que achei mais curioso foi o uso do harussame (aquele macarrão transparente feito com uma espécie de feijão, foto abaixo). A receita leva pouco açúcar e um pouco de sal, tornando os sabores bem interessantes, algo meio doce-salgadinho. (Fiz metade da receita usando dois ovos, o que pode ter tornado o creme mais firme).


Creme de banana e leite de coco

3 ovos
400ml leite de coco light
5 c sopa de água
3 c sopa de açúcar
30g de harussame, colocados de molho em água morna por 5 min
4 bananas nanicas maduras, descascadas e picadas
1 c chá de sal

Bata os ovos, adicione o leite de coco, a áuga e o açúcar. Mexa para misturar bem. Coloque essa mistura em uma assadeira ou repiciente com capacidade para 500ml.
Escorra o harussame e corte em pedaços pequenos.
Adicione o harussame, as bananas e o sal à mistura de ovos e mexa.
Cubra a assadeira com papel alumínio e coloque em um panela para cozinhar no vapor por 1 hora. Se você não tiver uma panela própria para fazer isso. Faça como eu, cubra com a folha de alumínio e coloque tudo em uma assadeira grande com um dedo de água quente e asse à 180C por 45-60 min. Como se fizesse um pudim. O creme está pronto quando uma faca inserida no meio saía limpa.
Sirva quente ou fria com sorvete de creme ou frozen yogurt.



Clique na foto para ampliar


************************************

This is an indonesian dessert recipe. Banana and coconut milk is quite a pleasant combination . The most curious thing though is the use of cellophane noodles (picture above) and the slightly salty flavour of the custard.


Steamed coconut custard

3 eggs
400ml reduced fat cocounut milk
5 tbsp water
3 tbsp sugar
30g cellophane noodles, soaked in warm water for 5 min
4 ripe bananas, peeled and chopped
1 tsp salt

In a medium bowl, beat eggs. Add coconut milk, water, and sugar. Stir to combine.

Pour egg mixure into a 2-quart casserole dish.
Drain cellophane noodles and chop into small pieces.
Add noodles, bananas and salt to the egg mixture and mix well.
Cover the casserole dish with aluminum foil and place in a steamer for about 1 hour. If you do not have a steamer, fill a large rectangular cake pan with 1/2 inch of water. Place the casserole pan in the center of the cake pan and cover the entire thing with foil. Place in a preheated oven to 180C and bake for 45 min to 1 hour. The custard is done when a knife inserted in the center comes out clean.
Serve hot or cold with vanilla ice cream or frozen yogurt if you wish.


15 comentários:

Regina disse...

Karen, que combinação diferente hein! Nunca imaginei q com o harusame poderia se fazer um doce!Qto ao post anterior já experimentei essa farinha da Fleischmann e é realmente boa, assim como, eu acho, a da Renata especial e a semolina da mesma marca.bjs

Akemi disse...

Que delícia! Ando mesmo à procura de pratos indonesianos, gostaria de presentear uns garotos de lá que trabalham comigo! Vou experimentar!

Anônimo disse...

macarrao de feijao, q interessante, essa eh nova p mim. adoro receitas c banana, junto c leite de coco entaum, deve ficar uma delicia!

Karen disse...

Regina, eu também fiquei surpresa, o harussame serve mais para dar uma "texturinha", pois não tem gosto nenhum!

Akemi, não sei a receita chega perto da original, mas é interessante.

Janete, os japoneses costumam fazer saladas de pepino com harussame! Gosto da consistência dele!

Anônimo disse...

It sounds very nice!

Paz

Anônimo disse...

Amo muito tudo isso. Qualquer semelhança com a frase acima é mera coincidência rs. Brincadeira, porque só conhecia o harussame das prateleiras de mercearia, eu acho.Só provando para saber o sabor.O prato tá muito bonito !

Anônimo disse...

Karen, você disse que eu estava nos teus links mas não liguei uma coisa com a outra. Grata surpresa ao ver aqui do lado!Tks. Talvez um dia eu me anime a criar um blog.

Karen disse...

Paz, it is indeed!

Renata, o harussame não tem gosto de nada (na minha opinião), mas como é comido frio, é bem fresquinho!
Fico esperando pelo blog!

Valentina disse...

Amiga, é isso mesmo.usam bastante.

brisa disse...

Karen, nao pedih permissao, mas colokei um link pra este blog no Cybercook. Uma receita que a Ana publicou e voce traduziu..

Bjs

Bri

Karen disse...

Valentina, então está confirmado! rs

Brisa, sem grilos e obrigada!

Energia Mística disse...

Amiga, esta receita me pareceu bem saborosa. Gostaria de te pedir uma receita de baixa caloria, estou de regime e fico em busca de pratos, deste porte.Beijos

Karen disse...

Energia Mística, a maioria das receitas dos últimos meses é um pouco menos calórica, com muitos vegetais, por causa de meu marido, dê uma olhadinha no índice de receitas do blog no sidebar.

miki w. disse...

oiiiiii, karen! finalmente estou de volta (rs). mas q receita exótica! e harusame é de feijão? isso tb eu nunca soube!
muitos aprendizados hj! hehehe
bjs e até a vista!
miki

Karen disse...

Seja bem-vinda outra vez! O harussame é de feijão sim! Não tenho a menor idéia de como ele é feito.