8.1.07

Pão de queijo da Pat

Passei o final de semana cozinhando, pois o almoço familiar que não aconteceu no Natal e no Ano Novo foi realizado ontem. Estou cansada, ainda bem que sobrou bastante coisa e não tenho que pensar no que fazer hoje. Nem tudo saiu do jeito que eu queria, mas, no geral, foi uma refeição gostosa e leve. Estou resfriada (tinha dito que estava com gripe, mas como não tive febre, acho que é só um resfriado mesmo) e isso me deixa ainda mais abatida. Sinceramente não começamos 2007 com o pé direito, o ano teve início com resfriados e uma suspeita de roubo. Minha esperança é a de que o ano novo chinês, que começa em fevereiro, seja melhor, mas já li que o signo da cobra (o meu) e o do porco (regente do ano) não têm muitas afinidades... Bem, a esperança é a última que morre.

Receita da cunhada da Fernanda do Chucrute com salsicha. Os pães de queijo ficaram ótimos, a Valentina também fez e adorou. Fiz metade da receita e congelei o resto, só acho que o copo que usei como medida para o leite e o óleo era grande demais, a massa ficou no ponto com apenas um ovo. Mesmo assim, deu muito certo.




Pão de Queijo da Pat

1 quilo de polvilho azedo
1 quilo de batata cozida e espremida
1 copo americano de leite em temperatura ambiente
1 copo americano de óleo
1 colher de sopa de sal
1/2 queijo de Minas curado ralado
6 ovos caipiras grandes

Colocar o polvilho numa vasilha, espremer a batata cozida ainda quente em cima do polvilho. Coloque o sal. Misture bem com as mãos. Coloque o leite e misture com as mãos. Coloque o óleo e misture, sempre com as mãos. Coloque o queijo ralado e por último os ovos. Mexer bem com as mãos. Para dar um toque especial, pode acrescentar uma colher de sobremesa de sementes de erva-doce.

A massa deve ficar macia como uma massa de modelar. Se estiver quebradiça, precisa acrescentar mais um ovo. Modelar os pãezinhos e assar no forno pré-aquecido na temperatura mais alta por 20 a 30 minutos. Essa massa pode ser congelada.


13 comentários:

Cinara disse...

Karen, ficaram lindos os teus pães de queijo!!! E eu estou morrendo de fome... :o) Ainda bem que parou de chover um pouco, né? Eu já estava ficando verde! Mas parece que hoje vem mais água... :o/
Beijos!

Eli disse...

Estão lindos Karen! Eu também estou pra fazer essa receita.

Anônimo disse...

Karen, tbm estou com essa sensacao de nao ter comecado bem o ano, por causa da gripe, etc... mas vamos aguardar o ano chines. sempre ha esperanca! :-) espero que voce melhore, ficar doente eh uma chatice sem fim. eu nao testei fazer o pao da Pat ainda, porque sou meio devagar para coisas assadas, mas os que eu comi em Campinas estavam di-vi-nos! fico feliz que ficaram bons pra voce e Val. vou contar pra Pat que o pao esta sendo um sucesso, ela vai ficar feliz! :-) beijao!

Valentina disse...

Karen querida, melhoras viu?! Tive gripe quando estive em BSB mas agora estou um pouco melhor. Como voce fiz este pão e amei> Só não pude congelar pois não tem lugar no meu minúsculo congelador. Grande achado este Deus abençoe a maravilhosa da Pat - não conheço mas com esta receitinha merece todo o meu respeito. Muito chá de limão e alho pra voce querida.

miki w. disse...

karen, espero q este resfriado te deixe logo! e não desanime, menina, vamos fazer um 2007 lindo!
bjs, miki

ps - ai q vontade de um pão de queijo quentinho com café hehehe

Anônimo disse...

Karen, melhoras pra vc queridinha!!!!!
os pães de queijo estão lindinhos, ai que vontade...rs

Bjs

Anônimo disse...

Karen, espero que melhore logo... ficaram lindos os pães de queijo! Bjs!

sonia a. mascaro disse...

Desejo melhoras!

Os pães de queijo devem ser ótimos. Qualquer dia destes vou experimentar!

Karen disse...

Obrigada, meninas! Estou melhorando aos poucos, logo fico 100%!

Anônimo disse...

Karen, postei lá na Valentina que preciso fazer estes pães de queijo pro meu pai e meu irmão. Vou fazer no final de semana. A única coisa que me incomoda são essas medidas virtuais, copo americano... :S

Akemi disse...

Esta receita também preciso experimentar!

Karen disse...

Patricia, o copo americano é bem pequeno e não tenho nenhum em casa, preciso arranjar algum...

Akemi, vale a pena!

Anônimo disse...

Karen, fiz esta receita tb!!! Deliciosa!!! Comi até passar mal! hahahah Ahh tomei a liberdade de te add no meu blog! Adoro seu blog! Beijocas.