28.8.11

Espaguete com vôngole e rúcula


Um dia ainda vou morar em um lugar perto do mar onde baste ir até o porto para comprar peixe e moluscos bem frescos.

Mas enquanto isso não acontece, fico com os congelados. Costumo comprar vôngole limpo em pacotes e gosto de adicioná-lo aos molhos de tomate para comer com uma massa.

Desta vez refoguei tomates sem pele e sem sementes em azeite com um dente de alho, deixei  os tomates ficarem macios e adicionei o vôngole que havia deixado descongelar rapidamente em um pouco de água. Temperei com sal, pimenta e uma pitada de açúcar e deixei apurar um pouco.

Basta misturar o molho com o espaguete (ou massa de sua preferência) já cozido e escorrido, juntar algumas folhas de rúcula limpas à mistura ainda quente, mexer, esperar que elas deem uma murchada e servir com parmesão ou sem parmesão. Bem simples.




7 comentários:

Quéroul disse...

espero que tenha quarto de hóspede no seu lugar próximo ao mar... :P

agora é meu momento de comer macarrão com frutos do mar. nunca experimentei. :(

aline naomi disse...

EU QUERO!! =D
Parece simples e DELICIOSO!

Ana disse...

Karen vc e meu filho sao parecidos nesse aspecto, ele tbem adora frutos do mar! Eu nao sou fa de nada dessas coisas, acho tudo meio q uma textura borrachuda e esquisita, mas ele adora e acha o maximo!
Ele gosta muito de macarrao com frutos do mar desse tipo!
Ana

Marly disse...

Karen,

Eu também sonho em morar perto do mar e este é um dos motivos. Mas sabe que aqui tem uma feira, numa cidade satélite bem próxima, onde há uma peixaria (cujo dono é 'japa') que tem fama de vender peixes praticamente fresco? Dizem que eles fazem 'malabarismos', no transporte, para que o peixe vendido seja fresco ou quase. Isto parece brincadeira, por causa da distância que estamos do mar, mas sempre há um caminhão descarregando peixes lá e eles tem ótima aparência, rsrs. Já a sua massa me deu apetite, nunca mais comi vôngole, rsrs.

Beijoca e boa semana!

Karen disse...

Quéroul, eu só me pergunto se ainda haverá peixe fresco quando conseguir minha casa no litoral... rs

Gosto muito dessa versão, mas confesso que nunca comi massa com frutos do mar fora de casa.

Aline, é bem simples mesmo, experimetne!

Ana, sabe que eu só passei a comer peixes e frutos do mar depois de casar? Não comia nada disso quando morava com meus pais, e olha que meu pai sempre passava pela peixaria.

(Seu filho já deve estar um moção, né?)

Marly, fico pensando em como deve ser morar no centro-oeste, a geografia é tão diferente! Também não vejo o mar com frequência, mas sei que ele não está tão longe. rs
Por esses lados os congelados são mais comuns, não gosto muito de comprar peixes "frescos", por causa da questão do transporte até em casa.

sonia disse...

Pena que estou sem minha câmera ou iria tirar fotos dos pratos que aprontei nesse final de semana. Na cozinha eu entro por impulso e difícil é me tirar de lá...
Doces:
1) cookies (receita da Karen), só que coloquei nozes em vez de damasco)
2) docinho de abacaxi com côco, ficou como uma cocada mole. Embrulhei pequenas porções como balas.
3) curau com leite de côco
4) banana da terra assada com creme de baunilha e canela
(todos os pratos sem açucar, usei sucralose e ficou muito gostoso).

Salgados:
1) pernil de porco ao forno
2) quiabo em rodelinhas refogado no alho

Karen disse...

Sonia, quanta coisa gostosa! Aceito convite na próxima vez! ;)