25.8.11

Torta de tomate cereja com massa filo


Para quem não conhece, a massa filo parece uma massa de pastel bem fininha. (Compro congelada, encontro ao lado da massa folhada).

Essa torta é bem simples. Derreto um pouco de manteiga e junto um pouco de alho picado. (A manteiga pode ser substituída por azeite). Unto um refratário com óleo e vou colocando folhas de massa uma sobre a outra pincelando cada uma delas com um pouco da mistura de alho e manteiga. Empilho umas cinco folhas. Polvilho  farelo de pão sobre a última camada para que ele absorva um pouco do líquido dos tomates, cubro com uma porção do queijo que tiver na geladeira, tomates fatiados ou tomates cereja (como desta vez) temperados com sal e ervas (usei orégano) e finalizo com mais queijo. Asso até dourar e pronto. Simples.

Nota: não exagere nos tomates ou eles soltarão muito líquido. Use queijos mais "secos" (por exemplo, não use cottage como eu fiz desta vez).

Nota 2: Se quiser, você pode besuntar a última camada com um pouco de mostarda tipo dijon antes de polvilhar o farelo de pão. Outra dica interessante é derramar um fiozinho de mel  sobre os tomates para cortar um pouco da acidez, ainda não experimentei, mas pretendo fazer isso na próxima vez.







9 comentários:

Anônimo disse...

já almocei e estou com fome de novo só de ver isso!

Quéroul disse...

aíííí sim, bem queijuda.
você e Tati tão em sintonia pra me deixar com lombriga de torta com tomates e queijos e demais delícias.

PARABÉNS ÀS DUAS, HEIN.
=***

tatiane disse...

Heheh, hoje foi o dia das tortas.
Logo pensei nessa torta com queijo emental, que é mais adocicado como os tomates!

Gina disse...

E você ainda me fala em colocar um pouquinho de mel, até salivei...rs!
Bjs.

Dahiane disse...

super prática! deu mta vontade de experimentar! bjos e bom fim de semana! ;)

Karen disse...

Andressa, era essa intenção! ;)

Quéroul, pois é! O poder das ondas mentais!

Tatiane, emental, gruyère... meus favoritos!

Gina, eu esqueci, mas deve ficar muito bom, não deve?

Dahiane, experimente sim! Bom final de semana para você também!

ameixa seca disse...

Tenho tomate cereja ainda a nascer... nunca usei essa massa mas tenho olhado muito para ela :)

banzai disse...

vai bem também com a massa do rolinho primavera? pois aqui tem de diversas marcas, gostos e bolsos! Ou gyoza, poderia?
madoka

Karen disse...

Ameixa, é uma massa bastante interessante, bem leve. Você também pode usar tomates fatiados. ;)

Madoka, a massa precisa ficar crocante quando assada, não sei muito bem como é a massa do rolinho ou a do gyoza... :)