9.10.11

Voar é para os pássaros



Penso nisso cada vez que viajo de avião por várias razões, primeiro, você pode comprar a passagem com muito tempo de antecedência e de repente descobrir que seu voo sumiu porque uma conexão mudou de horário ou por qualquer outro motivo alguns dias antes da viagem. (Isso aconteceu conosco no ano passado e tivemos que mudar de aeroporto). Depois, é preciso chegar até o aeroporto. E há as filas, bagagens para carregar, vigiar, procurar. (Não consigo nem imaginar isso tudo com crianças pequenas). E ainda o voo pode atrasar, ser cancelado, etc. Sem falar naquela inevitável ansiedade nos pousos e nas decolagens. (Ou só eu sou assim?).


Até o aeroporto:

Desta vez, nossa estratégia foi deixar o carro em um estacionamento com traslado 24h que permitia que levássemos a chave. Há vários estacionamentos assim perto de Cumbica. Selecionamos três e acabei escolhendo aquele que achei mais fácil de chegar com o GPS (o que não é essencial, pois os sites sempre têm um mapinha), só liguei antes de sair de casa perguntando se ainda havia vagas na área coberta. (A área coberta, em geral, é basicamente um espaço com um toldo pelo qual você paga mais).

Chegamos, estacionamos e já fomos levados por uma van até o aeroporto. Na volta, ligamos assim que saímos da área de desembarque e a van veio nos buscar em cerca de dez minutos. Achei ótimo, bem melhor do que deixar o carro em um dos hotéis das imediações.




Comer no aeroporto:

Como chegamos perto da hora do almoço, pedimos um yakisoba e uma pizza no Viena e ambos eram sofríveis, a qualidade da comida é inferior àquela dos outros estabelecimentos da rede. O. foi para o Mcdonald's depois disso e comeu um croissant com um frapê de caramelo.

Alguém sabe onde é possível comer decentemente no Aeroporto de Guarulhos?


Comida no avião:

Na ida, recebemos um bolinho, torradas e polenguinho. Na volta, no horário do almoço, recebemos o lanche abaixo. Estava com tanta fome que até achei gostoso. Havia bastante turbulência e bebi minha água bem rápido para evitar acidentes. (O voo não estava tão cheio, mas, como sempre, havia pessoas carregando de tudo para dentro do avião, entre elas, duas mulheres com bolsas enormes e sacolas de compras que iam empurrando com os pés na fila da imigração, e também um rapaz com uma caixa inteira de uísque. O avião, hoje, é um ônibus com asas).

(Lembram do Airline Meals? O site onde os viajantes podem postar as fotos das refeições feitas durante os voos? Passem por lá se quiserem ver mais comida de avião).


 


Enfim, voar não tem nada de divertido.



***


Mais informações (f)úteis:

Se embarcar em Ezeiza e tiver um cartão que permita o uso da sala Smiles, pergunte por ela na hora do check-in para que a atendente lhe dê um cartão para usar uma sala na área de embarque chamada "Salón de las Américas".

Contratei novamente o serviço do Taxi Ezeiza, fiz a reserva alguns dias antes de viajar e alguns dias antes de voltar quando estava na Argentina. A volta deveria sair em 120 pesos, mas recebi uma mensagem informando que eles estavam mudando os preços e que o traslado custaria 150 pesos (o mesmo valor da ida) e pediam que confirmasse se estava de acordo com isso. Concordei. Acho o serviço deles bastante profissional e os motoristas sempre foram nos buscar alguns minutos mais cedo do que o combinado no hotel.



Para ler durante o voo





3 comentários:

Quéroul disse...

você não está só: tenho cada faniquito interior durante decolagens e pousos que nem te conto. e nem te conto cada cena terrível e absurda que passa na minha cabeça quando tô no avião e começa alguma micro turbulência, ou um barulhinho estranho. tenho medo, mas finjo bem, ainda não dei nenhum chilique de verdade - e nem quero, amém.

e fato: avião é busão no céu, o que tem de gente malcriada não é fácil. o que mais me irrita é o povo que usa todos os compartimentos pra guardar a muamba mesmo que sua poltrona seja lááá do outro lado sem deixar espaço pro 'dono' do acento. e também detesto quando o avião tá taxiando e o povo já tá se empurrando pra sair, ligando celular, fazendo tudo que os tio do vôo falam pra NÃO fazer.

já a comida, dependendo da companhia aérea, eu acho bem palhaça. gol e tam eu acho muito safadas dando pacotinho de amendoim ou barrinha de cereal. pluna tem que pagar qualquer aguinha que você quiser. acho bem triste porque mesmo em 'promoção', passagem aérea não é a coisa mais barata do mundo, né, nem uma aguinha eles oferecem... mas já peguei vôos com comida boa, e até fiquei surpresa num vôo interno que eu fiz que teve um almoço dahoríssima (e eu comi tudo porque fiquei com bronca de desperdiçar. como achei que não ia ter nada, enchi a cara de comida superfaturada de aeroporto, aí cheguei no avião, maió delícia de refeição. FUÉM).

(comentarista anônimo mandando eu comprar meu jatinho particular com meu próprio chef francês e escravos em 3, 2, 1...).

Quéroul disse...

olha, gente, escrevi 'acento'. HAHAHAHA.

por isso que é melhor ficar restrito às poltronas ou cadeirinhas, aí não tem erro.

Karen disse...

Quéroul, no voo da volta havia muita turbulência e eu já fiquei meio ansiosa, estávamos sentados perto da saída e o piloto depois explicou que isso ocorreu porque pegamos um vento "de lado" como ocorre com os carros.

Ainda vamos comprar nossos jatinhos!

Hahaha! Era para "acentuar" a sua revolta! Liga não, às vezes uma palavra escapa na hora da digitação.