18.5.12

Kajii Motojiro


Kajii Motojiro é um escritor japonês do começo do século XX, ele morreu muito novo de tuberculose e deixou alguns poucos contos. Li alguns esses dias em japonês, eles são curtos e bem simples, mas os temas são bem diferentões, "fushigi" seria o adjetivo ideal para descrevê-los, uma mistura de misterioso, estranho e curioso. O mais famoso  é "Remon", isso mesmo, "limão" em inglês. O protagonista do conto está deprimido, doente e passa os dias percorrendo as ruas sem ter o que fazer e sentindo-se ainda mais miserável até que um dia compra um limão em uma quitanda. O pequeno fruto produz uma mudança em seu espírito e o leva a um curioso gesto de insubordinação.

Outro conto conhecido (pelos japoneses) chama-se "Há corpos enterrados sob as cerejeiras" no qual o personagem explica como chegou à conclusão presente no título.

Em "Carícia", o protagonista, sempre um alter-ego do autor, conta sua curiosidade "mórbida" em relação aos gatos. Por exemplo, como sempre teve vontade de usar um furador de papel naquelas orelhas de textura flexível. E um dia ele acaba mordendo a orelha de seu gato para comprovar sua sensibilidade. Outra obsessão é descobrir se um gato sem garras continuaria sendo um gato, felizmente, ele não chega às vias de fato. O conto termina com um sonho excêntrico.

O meu preferido é "Acasalamento", no qual o autor observa os ritos de reprodução de gatos e sapos. Pode parecer estranho, mas a atmosfera evocada pelo texto e a forma como Kajii Motojiro descreve as cenas são muito particulares: dois gatos brancos imóveis em um abraço na rua deserta e o sapo macho que canta para sua companheira e depois nada em sua direção ainda coaxando "como uma criança em lágrimas vai em direção de sua mãe".

Talvez seja possível encontrar alguns contos traduzidos para o inglês ou francês, mas ele não é muito conhecido no Ocidente. Se você ler em japonês, pode encontrar seus textos para download na internet, pois eles já são de domínio público.


Nenhum comentário: