10.2.14

Caçarola tex-mex


Outra receita deliciosa da Rachel Ray. Fiz com carne bovina, mas pode ser preparada também com porco ou frango. Uma combinação ótima, um prato completo, um burrito desconstruido. Fiz minhas próprias tortillas usando esta receita

Minhas alterações: usei menos suco de limão e menos cerveja, achei que a quantidade de líquido pedida daria muito caldo e usei menos da metade da lata. Imagino que a ideia deva ser que as tortillas absorvam o líquido, mas preferi que elas continuassem crocantes. E estava sem cheddar, sei que parece estranho, mas usei minas meia cura (e ficou bom!).



Caçarola tex-mex

8 tortillas de trigo cortadas em tiras de 2,5cm
1 c sopa de cebola em pó (não tinha)
1 c sopa de alho em pó
1 c sopa de cominho em pó
1 c chá de canela em pó
1 c sopa de chili em pó (ou a gosto)
1 c chá de orégano
cerca de 800g de filé mignon, ou peito de frango, ou lombo cortado em tiras/fatias finas
sal e pimenta a gosto
4 c sopa de óleo
1 lata de cerveja (usei menos da metade da lata)
2 pimentões vermelhos sem sementes fatiados
2 cebolas roxas fatiadas
3-4 dentes de alho bem picados
1/4 x de coentro
2 limões tahitis
2 x de cheddar ou outro queijo de sua preferência



Preaqueça o forno à 200C.

Distribua as tiras de tortillas sobre uma assadeira grande e asse até que fiquem crocantes.

Misture a cebola e o alho em pó, o cominho, a canela, o chili em pó e o orégano em uma tigela pequena. Tempere a carne com sal e pimenta e depois polvilhe a mistura de temperos sobre ela. Misture bem.

Aqueça duas colheres de óleo em uma frigideira grande. Coloque a carne e doure em fogo alto. Adicione a cerveja e cozinhe por dois minutos para reduzir um pouco.

Enquanto a carne cozinha, aqueça as duas colheres de óleo restantes em outra frigideira e refogue o pimentão, as cebolas e o alho até que comecem a dourar e fiquem macios. Adicione o coentro, o suco de 1 limão e tempere com sal e pimenta. Retire do fogo.

Distribua todos os ingredientes, carne, pimentões, cebolas e tortillas tostadas em um grande refratário. Cubra com o queijo e leve ao forno apenas para que este derreta. Sirva com suco do limão restante, sour cream e salsa.




Um comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Deve ser bem delicioso.
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy